Futebol de rua em 46 países é tema de exposição na ETEC de Jandira
quinta-feira, 12 de setembro de 2013A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria da Educação, abrirá às 14 horas da terça-feira, 17, a exposição itinerante Arte na Rede, promovida pela empresa Elo 3 Integração Empresarial, com patrocínio da AES Eletropaulo. A mostra permanecerá até 7 de outubro na ETEC Prefeito Braz Paschoalin (Rua Elton Silva, sem número, Centro) com painéis do jornalista e fotógrafo Caio Vilela.
As imagens, capturadas em 46 países diferentes, entre os quais Brasil,Tunísia, Síria, Palestina, Quênia e Jordânia,retratam o futebol de rua pelo mundo. Por meio delas, o objetivo é destacar como uma das modalidades esportivas mais populares do planeta é capaz de ajudar a eliminar diferenças entre raças, sexo, idiomas e religiões, tornando-se elo universal entre os povos de diversas culturas.
A visitação, durante a semana, estará restrita às escolas municipais que se inscreveram antecipadamente junto à Secretaria de Educação. Para o público em geral ficaram reservados os sábados, entre 10 e 14 horas, com entrada franca. Monitores treinados acompanharão tanto os estudantes quanto os munícipes que passarem pela ETEC durante os vinte dias da exposição. Crianças e jovens também terão a oportunidade de frequentarem oficinas práticas, entre outras atividades pedagógicas.
Os organizadores da exposição Arte na Rede ainda estabeleceram como meta preparar melhor a população para os eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 (Copa do Mundo de Futebol) e em 2016 (Olimpíadas do Rio de Janeiro). A coordenação do evento em Jandira e em outras cidades cabe às curadoras Ana Lúcia Bush Ferreira e Noelly Russo Ferreira. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Programa de Ação Cultural 2013, também é um dos viabilizadores. A Elo3 Integração Empresarial, por sua vez, é especializada na criação e desenvolvimento de projetos culturais que priorizam a democratização do acesso à arte e cultura.
Cotidiano e surpreendente
“Esta iniciativa, que valoriza um dos esportes mais cultuados pelos brasileiros, não poderia deixar de ser apoiado por nós”, comentou Paulo Camillo Penna, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Brasil. Ana Ferreira, uma das curadoras, acrescentou: “Acreditamos na força das imagens sobre o futebol, um tema tão brasileiro, tão cotidiano e, ao mesmo tempo, surpreendente”. Já para Noelly Russo o olhar de Caio Vilela ao registrar as imagens aproxima e mobiliza as pessoas. “Em um primeiro momento só se vê o futebol”, observou. “Mas nos detalhes de cada foto descobrem-se culturas e práticas diferentes, conhecemos outros povos a partir do futebol, um tema naturalmente apreciado.”
Mais notícias sobre Jandira:
- Apreensão de ônibus escolares acaba em acusação a vereador em Jandira
- Prefeita de Jandira consegue anular audiência sobre denúncias de fraude
- Futebol de Jandira conhece os seus campeões
- Jandira se enfeita para a tradição do Natal
- Dr. Sato confirma candidatura à prefeitura de Jandira com Scopim como vice