Sobre Jandira

cidade de Jandira

Jandira é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, microrregião de Osasco. A população estimada em 2009 era de 112.130 habitantes e a área é de 17,5 km², o que resulta numa densidade demográfica de 6468,2 hab/km². Jandira é uma palavra que vem do Tupi-Guarani, e significa abelha melífera, já que nessa região havia muitas abelhas, o apelido da cidade passou a ser cidade favo de mel.

Seus limites são Barueri a norte e nordeste, Carapicuíba a leste, Cotia a sul e Itapevi a oeste.

A Cidade de Jandira é servido pelos trens da Linha 8 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e das rodovias: Castelo Branco (Saída KM32) e Raposo Tavares (Saída KM28,5). Tornou-se município em 28 de fevereiro de 1964, com o desmembramento de Cotia, após a emancipação político-administrativa ser aprovada pelos moradores atráves de plebiscito realizado em 8 de dezembro de 1963.

História

A história dos municípios dessa região se confunde com os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que trouxeram Antonio Agù(pioneiro-fundador de Osasco) e Henrique Sammartino (pioneiro-fundador do município), imigrante italiano que adquiriu em 11 de abril de 1912 glebas de terra dos proprietários Nicola Beneducci e Miguel Samarone, e deu a elas o nome de Sítio das Palmeiras, devido à existência de grandes palmerias nativas existentes no local. Em 1925 a Estrada de Ferro Sorocabana inaugura um posto de abastecimento de carvão chamado "km 32". Em 20 de março de 1931, foi inaugurado o posto telegráfico, que significou o embrião da pequena Vila Jandira, pertencente ao município de Cotia. Nos anos 50, Jandira é elevada a distrito de Cotia. No dia 25 de janeiro de 1951, é fundada a União Pró-Jandira, entidade criada para trabalhar pela emancipação. Em 1958, há uma tentativa de anexação de Jandira a Barueri, por meio da lei de número 170/53 de 28 de abril de 1958, chamada de lei Quinquenal, mas a União Pró-Jandira luta pela emancipação, tornando Jandira município no dia 8 de dezembro de 1963, por meio de um plebiscito, sendo homologado em 28 de fevereiro de 1964 pelo governador Adhemar de Barros. Em 7 de março de 1965, toma posse o primeiro prefeito de Jandira, Oswaldo Sammartino, filho do pioneiro Henrique Sammartino.

Educação

As primeiras pequenas escolas rurais de vila Jandira eram pequenas salas de aula improvisadas em casas alugadas, sempre muito distantes umas das outras. Em 1922, foi criada a primeira delas, chamada de escolinha do km 32, em um grande casarão colonial localizado em uma chácara às margens do rio Barueri Mirim, de propriedade de Hipólita Santana de Figueredo. A primeira instituição de ensino oficial foi o Instituto José Manuel da Conceição (que encerrou suas atividades em 1969), tendo sido inaugurado em 8 de fevereiro de 1928.

Nos anos 30 foi constituída a primeira instituição pública de ensino: a Escolhinha Mista da parada Jandira.

Na década de 1950, Jandira ganha mais 2 escolas, sendo a última um galpão de madeira localizada na praça Nilo de Andrade Amaral (hoje praça Anielo Gragnano). Essa escola era a mais importante do distrito, recebendo o nome de Grupo Escolar Professor Vicente Themudo Lessa. Em 1966, o Grupo Escolar já estava saturado, sendo necessária a construção de um anexo no jardim das Palmeiras, até a construção do Centro Educacional de Jandira (atual EE Professor Vicente Themudo Lessa) em 1973.

Hoje, Jandira conta com 14 escolas estaduais, 15 escolas municipais, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Escola SENAI Professor Vicente Amato CFP 1.27, fundada em 25 de maio de 1994), um Pólo da Universidade Abertal do Brasil (UAB) (parceria com insitituições de Ensino Superior do Governo Federal)e uma instiuição particular de Ensino Superior (Faculdade Eça de Queiroz - FACEQ).

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Jandira.

Blog do Guia da Cidade de Jandira

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Jandira por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Itapevi, Barueri, Cotia e Carapicuíba

Dados Principais sobre a Cidade de Jandira

Aniversário: 8 de Dezembro
Fundação :
1963
Gentílico:
jandirense
Área:
17,523 Km²
População
108.436 hab. (2010)
IDH 0,801 - elevado
Prefeitura Jandira

Brasão de Jandira
Brasão de Jandira

Bandeira de Jandira
Bandeira de Jandira

Vídeo sobre a cidade de Jandira
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Jandira

Mapa Jandira - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres de Jandira

 

   

  Sobre o EncontraJandira
Fale com EncontraJandira
Anuncie no EncontraJandira
Cadastre sua Empresa no EncontraJandira (grátis)



Termos EncontraJandira | Privacidade EncontraJandira


Bandeira de Jandira